É necessário saber separar as coisas, assim você saberá desfrutar com plenitude tanto dos momentos de trabalho como nos momentos de vida pessoal
Fotos: Vika Viante
É cada vez mais comum no mundo do business ouvirmos falar sobre trabalho em casa e prestação de serviço via acesso remoto. Porém no mundo da fotografia isso já existe desde que o mundo é mundo. Somos tão sedentos pela liberdade que nos propusemos a trabalhar sozinhos e, quase em todos os casos, em casa. Por mais libertador e confortável que isso possa parecer, trabalhar em casa exige um nível muito grande de maturidade e disciplina. É necessário saber separar as coisas para o nosso próprio bem, assim saberemos desfrutar com plenitude tanto dos momentos de trabalho como nos momentos de vida pessoal.
Manter uma vida misturada pode ser um grande gerador de ansiedade e da sensação de que estamos trabalhando o tempo todo. Ou seja, ter de largar uma diagramação no meio para ir até a sala porque seu cachorro mordeu seu filho pequeno pode fazer com que você se sinta divido e tenha a sensação que deveria estar em outro lugar naquele momento. Trocando em miúdos, isso impede que você seja plenamente profissional e plenamente mãe ou pai. Ao definir horários, ambiente e (vejam só) vestimentas adequadas ao seu trabalho, aos poucos sua vida e as pessoas que o cercam vão se adaptando a isso, de modo que a médio prazo tudo seguirá um ciclo diário e todos respeitarão os seus momentos de trabalho.
Sabe o que é melhor disso tudo? Após você encerrar o seu horário de trabalho você pode colocar o seu pijama e desfrutar com a consciência tranquila da sua vida pessoal, dos seus filhos e cachorros, sem ter mais aquela sensação de que “eu tenho que voltar lá tratar aquelas fotos”. A propósito, se você tivesse que trabalhar fora você estaria em algum lugar o dia de todo, exclusivamente trabalhando e ninguém poderia te incomodar, certo? Por que você não pode fazer isso em casa?
E o melhor disso tudo é que nos momentos em que você não estará “em horário de trabalho” você também não tem a obrigação de atender nenhum cliente e nem ler e-mails, whatsapp, facebook, etc… a não ser que você queira fazer isso. Faça valer sua liberdade. Não vire prisioneiro dela. Não trate fotos deitado na cama com o macbook no colo, da mesma forma que você não tomaria uma cerveja gelada no seu escritório. Só depende de você.