Descobrir com quem você está concorrendo pode ser uma boa maneira de atualizar seus pacotes e preços

esmee-holdijk

Foto banco de imagens: Esmee Holdijk

Costumamos olhar para o mercado à nossa volta e de forma generalizada achar que todo mundo que está atuando comercialmente com uma câmera na mão é necessariamente nosso concorrente. É lógico que se você não faz eventos provavelmente não vai considerar os fotógrafos de casamento seus concorrentes, mas se analisarmos de uma maneira mais específica descobriremos que há muita gente que atua no mesmo subgrupo fotográfico que nós e que não é necessariamente uma ameaça direta.

Para fazermos esse mapeamento é necessário primeiramente saber quem somos nós atualmente na fotografia. Ou seja, esteja ciente do quanto você estudou, dos cursos que fez, dos equipamentos que adquiriu e principalmente até onde isso tudo te levou em questão de qualidade final das imagens entregues ao cliente.

O segundo passo é comparar de uma forma franca e sincera o seu nível atual com o nível de cada um dos profissionais que você julga ser seu concorrente. Feito isso muita coisa vai ficar clara na sua vida de fotógrafo. Por exemplo, haverá muitos colegas de profissão que você simplesmente vai riscar da lista de preocupação da sua vida, outros você irá chegar a conclusão que estão ainda acima da sua qualidade e então passarão e ser inspiração para você continuar melhorando, e por fim sobrarão os seus concorrentes diretos.

Aliás, isso tudo vai trazer uma clareza com relação a precificação dos seus pacotes, então se questione se está em um nível coerente de preço também (levando em conta os preços dos concorrentes diretos). Se você está pegando pesado nos orçamentos poderá reduzir sem medo e isso sempre é bom. Mas em contrapartida se você precisar aumentar seu preço também será válido, pois embora de imediato você perca alguns clientes por conta disso certamente os próximos que virão saberão exatamente o que querem e quem estão contratando.

Leia também: A difícil missão de dar preço ao seu pacote

Solicite orçamento

Entre em contato e logo retornaremos sua solicitação.

eric-rothermel-1024x685