O conceito de depreciação e como aplicá-lo na fotografia

Julian-Santa-Ana-1024x682

Foto: Julian Santa Ana

Existem alguns conceitos da contabilidade e administração que na prática podem ser um tanto embaraçosos de se aplicar, mas que é importante conhecermos a definição, pois isso pode aumentar a nossa noção global de um negócio fotográfico.

Um desses conceitos é o da depreciação, que trocando em miúdos trata-se da divisão do valor que custou seu equipamento pelo tempo de você vai utilizar ele. Ou seja, divida o valor que você pagou um corpo de câmera, por exemplo, pelo número de anos que você irá utilizar ele e depois divida por doze e isso resultará em um valor que seria supostamente uma parcela mensal que você deveria depositar em uma determinada conta para que no momento exato que seu equipamento não prestasse mais você tivesse o valor financeiro completo para comprar uma peça nova igualzinha a que você já usou.

William-Iven1-1024x680

Foto: William Iven

Esse cálculo leva em consideração que você utilizará sua câmera até o ultimo clique possível e que a partir disso ela deve ir para o lixo ou ser vendida como sucata. Admite-se abater desse cálculo o valor pelo qual você venderia esse equipamento ao final da linha do tempo, tanto como produto usado ou simplesmente como sucata.

A partir do entendimento do conceito surgem diversas controvérsias, tais como a correção do valor do dinheiro no tempo, inflação, a decisão de não comprar um equipamento equivalente e a hipótese do produto se tornar obsoleto antes do tempo, estragar ou gerar manutenção. Tudo isso é impossível de se precisar, por mais seguro e sistemático que você seja.

Alejandro-Escamilla-1024x686

Foto: Alejandro Escamilla

Por fim quero dizer que a importância de sabermos esse tipo de conceito, por mais que não estejamos colocando exatamente em prática, gira em torno da consciência do custo do nosso trabalho e mais precisamente para saber que a cada clique temos um determinado custo inerente. Isso pode te ajudar a ponderar diversas decisões, tais como a compra de um equipamento usado ou simplesmente se devemos emprestar ou não equipamentos dos outros ou para os outros.

Fonte: Portal Photo

 

Solicite orçamento

Entre em contato e logo retornaremos sua solicitação.

Redd-Angeloartigo-vika-1024x684