Ter um mínimo de organização e disciplina pode ir perfeitamente em convergência com os seus objetivos
Fotos: Vika Viante
Quando cursei a faculdade de Administração de Empresa fiquei assustado com uma coisa que um professor falou no primeiro dia de aula. Ele disse: “Lamento, mas o curso de vocês uma dia vai acabar, não existirá mais”. Pensei que ele poderia estar ficando maluco ou tentando motivar a gente a desistir de cursar nossa graduação. Pois bem, na continuação do discurso ele deixou claro que todo profissional precisa saber administrar e possivelmente em um futuro próximo as disciplinas desse curso se tornariam obrigatórias a qualquer curso do mercado.
Hoje atuo como fotógrafo, mas atuarei a minha vida toda simultaneamente como administrador. Seja da minha casa ou seja do meu escritório. Tenho amigos que se formaram em direito, em odontologia e em farmácia, mas todos eles que decidiram de alguma forma abrir seu próprio negócio, seja um escritório, uma clinica ou comércio, tiveram que, querendo ou não, trabalhar como administrador. O custo intrínseco da nossa liberdade como fotógrafo e trabalhador solitário é a de saber o quanto custamos e de que precisamos pagar impostos, ter algumas planilhas e gerir um negócio, por menor que ele possa parecer. As vezes posso parecer enfadonho, mas isso tudo terá como recompensa a intangível sensação de plenitude e de que está “tudo dominado”.
