Vika Viante ajuda a identificar o melhor momento para ser feita a escolha do nome da empresa e como isso vai te representar no mercado

artigo-vika-1024x684

Foto: Joanna Kosinska

Normalmente um fotógrafo começa vendendo seu negócio com o próprio nome. “Fulano fotografia” é quase uma regra ou de inicio é apenas uma atitude humilde e despretensiosa de quem está apenas começando. No fundo a pessoa ainda age como se estivesse iniciando no mercado, mas quando se dá conta já se foram quatro ou cinco anos e ele já tem certa representatividade no mercado.

A regra é muito simples quando se resolve escolher um nome para seu estúdio ou empresa fotográfica. Há basicamente dois caminhos. O primeiro diz respeito a você como fotografo principal e agente dos próprios cliques. A segunda opção é você liderando uma equipe de fotógrafos que poderão estar espalhados por ai sem a sua presença realizando os cliques por você.

filip-filkovic-philatz-1024x683

Foto: Filip Filkovic Philatz

No primeiro caso funcionaria muito bem o nome “Fulano fotografia”. Ou seja, basicamente quem contrata Fulano, quer ser clicado pelo Fulano. Ele deverá estar por detrás da câmera em todos os ensaios e o cliente esperará por isso quando contratar seus pacotes. Isso obrigará que, ao passar do tempo, conforme o negócio vá crescendo, o fotografo contrate pessoas para a retaguarda, de modo que esteja sempre livre para estar em campo ou estúdio fotografando.

freestocks-org_-1024x683

Foto: freestock.org

No caso de você querer ter uma equipe de fotógrafos à qual você irá liderar, o ideal é que o nome da sua empresa traga alguma simbologia, uma palavra forte ou algo de significado maior. Ou seja, quando a pessoa contratar a “Cia Fotográfica Hipotética” ela não saberá exatamente quem vai clicar o ensaio, ou evento, etc. Nessa hipótese o líder se afasta da linha de frente e estará na retaguarda dando apoio à equipe de fotógrafos que estará clicando. Assim ele poderá se dedicar a outras funções da empresa e nem sempre precisará estar presente, porém deverá responder pelos atos de todos os seus comandados.

Por fim, aconselho que por menor que seja o seu negócio você pense nisso, pois todos esperamos que seu negócio dê certo e assim você evite de ter que mudar de nome justamente na hora que você conquistar um reconhecimento no mercado.

Solicite orçamento

Entre em contato e logo retornaremos sua solicitação.

Julian-Santa-Ana-1024x682fotografia-autoestima