Como saber qual o preço do seu trabalho

nitish-meena

Foto: Nitish Meena

Estou aqui novamente para colocar um monte de interrogações na mente de vocês, mas acreditem isso vai ser muito proveitoso!

Quantas vezes você já chutou um valor para um pacote de fotos? Quantas vezes você já pegou o preço médio dos pacotes da concorrência e colocou algum valor parecido para os seus?  Pois então, isso até pode funcionar, mas eu gostaria que você estivesse mais seguro com relação a isso.

joanna-kosinska

Foto: Joanna Kosinska

Na matéria anterior eu falei sobre como você pode calcular quanto custa a sua hora trabalhada. Agora você deve pensar quantas horas um ensaio toma de você de ponta a ponta, ou seja, do dia da sessão até a entrega final do material.

Comece fazendo essas contas de um modo mais solto, não precisa ser tão preciso, o que eu quero é fazer você pensar sobre o assunto e ao final no mínimo você vai descobrir se está levando prejuízo ou não. Multiplicando o valor da hora trabalhada pelo número de horas que um ensaio te toma você terá o valor que deveria cobrar no pacote.

dai-ke

Foto: Dai KE

Feito isso, você pega a média do mercado em que atua e vê se esse valor ficou muito acima ou abaixo. Se ficar abaixo, sorte sua, você é extremamente competitivo e pode até subir o preço se achar coerente.  Mas na maioria das vezes esse valor vai dar maior, e nesses casos há várias alternativas para você se tornar mais eficiente. Uma delas é tentar perder menos tempo tratando fotos. Isso se consegue usando presets, actions e tratamento de imagens em lote. Mas e a depreciação da câmera, inflação, o custo do fotolivro, etc?

Calma! Conforme você for se familiarizando com o assunto você mesmo vai conseguir embutir seus custos. Você precisa saber o que está calculando e fazendo. Existem na internet milhares de planilhas prontas para controle financeiro, mas se você não estiver seguro de cada informação que põe lá de nada vai adiantar. Comece aos poucos.

Solicite orçamento

Entre em contato e logo retornaremos sua solicitação.

olueletuDustin-Kirkpatrick-1024x546